domingo, 17 de dezembro de 2006

Alguns Pensamentos Natalícos...


Ora bem, toda a gente sabe que o Natal é por volta de 25 de Dezembro, e que assinala o nascimento de Jesus Cristo, mesmo sem certezas de que Ele tenha
nascido a 25 de Dezembro. Sabe-se também que natal significa nascimento...
Então cá vai a questão: Porque é que se diz que o Natal é quando um homem (ou mulher) quiser? Que eu saiba eu não posso chegar aqui e dizer: "Este ano o Natal vai ser a 21 de Julho, pois o Natal é quando um homem quiser!" (aliás, acho que se eu fizer isso ainda pensam que eu bebi um copito a mais e lá se vai a minha reputação...). E mesmo tendo em conta que Natal significa nascimento, eu acho que ninguém controla a data de nascimento das pessoas (se bem que daqui a nada, e por causa deste blog, ainda inventam uma máquina para isso!)
Acho que todos nós devemos reflectir sobre todos os disparates que andamos por aí a dizer...

2 comentários:

Anónimo disse...

O Natal é a festividade que comemora o nascimento de Jesus Cristo. Segundo os crentes, o nascimento do Messias (ou Cristo) estava já previsto no Antigo Testamento. A data convencionada para sua celebração foi o dia 25 de Dezembro, pela Igreja Católica Romana e, o dia 7 de Janeiro, pela Igreja Ortodoxa.

É um acontecimento religioso e socialmente muito importante para as religiões cristãs, juntamente com a Páscoa. Após a celebração anual da Páscoa, a comemoração mais venerável para a Igreja é o Natal do Senhor e suas primeiras manifestações. É encarado universalmente como o dia consagrado à reunião da familia, à paz, a fraternidade e solidariedade ente os homens.

Nas línguas latinas. o vocábulo Natal deriva de Natividade, ou seja, referente ao nascimento de Jesus. Nas línguas anglo-saxónicas o termo utilizado é Christmas, literalmente "Missa de Cristo". Já na língua germânica, é Weihnachten e têm o significado "Noite Bendita".

in Wikipedia

Anónimo disse...

Isabel diz:
Quando se diz que Natal é quando um Homem quiser, refere-se ao espirito natalício, ou seja, à vontade de fazer o Bem e ajudar os outros, porque infelizmente, quase só nesta altura do ano é que as pessoas se lembram disso.