quinta-feira, 12 de abril de 2007

Maratona no Espaço

Como não tenho escrito há já algum tempo, nem sequer na Páscoa ou sobre o 25 de Abril, o que vai contra as leis de um blogue actualizado, decidi escrever isto que me calhou no Jornal o Jogo, dia 12/04/2007. Cá vai:

Já se imaginaram, ir participar numa maratona, mas, na mesma data, ter uma oportunidade de ir ao espaço? O que escolheriam, se fosse, provavelmente, a única hipótese que teriam de participar numa maratona, e sair da Terra?
Bem, Sunita Williams, uma mulher de descendência indiana, comandante da marinha dos Estados Unidos, com 41 anos de idade, e que já tinha ido algumas vezes ao espaço, não aceitou faltar a uma maratona só porque estava mais ou menos a 340 quilómetros acima de todos os outros concorrentes!
Portanto, esta turista espacial, vai correr na próxima maratona de Boston, a bordo da estação espacial internacional [AEI], numa iniciativa que desafia as leis da gravidade.

Como?

Primeiro, prepararam uma passadeira como esta:

A atleta fará a corrida presa a esta passadeira (para não flutuar) que contará o tempo que a atleta demorará a fazer os 42, 195 Km da corrida como todos os outros.

Mas, é claro, não há bela sem senão, correr no espaço não é o mesmo que correr na Terra...

  1. O cérebro: "O isolamento na Estação Espacial pode causar problemas psicológicos como claustrofobia, insónias, depressão, ansiedade e tensão"
  2. O Coração: "Sem gravidade, o coração bate mais vezes, bombeando o sangue com mais pressão"
  3. Pressão sanguínea: "Em consequência do esforço cardíaco, a pressão do sangue sobe, fazendo as veias e artérias dilatarem (incharem) devido à maior passagem de sangue."
  4. Pulmões: "No espaço, ao contrário da Terra, os níveis de oxigénio e de sangue são inconstantes, fazendo com que surja fadiga e cansaço"
  5. Ossos: "A densidade das células ósseas diminui, e os ossos ficam mais frágeis. Em situações de esforço, podem partir"
Em "O Jogo" quinta feira, 12 de Abril 2007
a mesma informação em: http://dn.sapo.pt/2007/04/19/desporto/sunita_williams_corre_maratona_espac.html